A 4ª Pesquisa Avançada de Incentivos de Longo Prazo trouxe resultados interessantes e inéditos sobre as estratégias de remuneração adotadas pelas empresas no último ano.
Este é o quarto ano consecutivo em que a SG Comp Partners mapeia e avalia os modelos de ILP em funcionamento no Brasil. Confira os principais resultados:
Em 2022, registramos um aumento no percentual do capital reservado para os planos de ILP:
Para o sócio Paulo Saliby, os resultados obtidos quanto aos tipos de plano se mostraram consistentes frente às diferenças de perfil e momento entre as empresas: aquelas organizações que estão em rota de crescimento tendem a apostar nos option plans, que são estratégicos para criar elevado grau de engajamento e fortalecer a atração de talentos. As já consolidadas têm maior foco no controle de riscos e preservação do valor, tipicamente optando pelo full value award.
Qual é o tipo de plano de ILP preferido das empresas brasileiras?
A modalidade full value award continua sendo a mais adotada nas companhias brasileiras. Porém, ano a ano, temos registrado uma importante tendência de diversificação.
Por outro lado, novamente registramos um aumento na adoção de option plans nas estratégias de remuneração.
Objetivos X Mudanças Realizadas
Em todas as edições da pesquisa, incluímos duas perguntas: quais são os principais objetivos do plano de ILP da empresa e se houve mudanças no último ano.
Neste ano, o alvo maior continua sendo a retenção de executivos, seguido pela competitividade do pacote de remuneração. Os dados confirmam que a disputa pelos melhores talentos ainda está acirrada e que é preciso manter o “poder de fogo” dos programas para a atração e retenção de executivos e profissionais diferenciados.
Nos últimos 12 meses, 18% das companhias avaliadas efetuaram alguma alteração em seus planos.
Nota: a soma dos percentuais ultrapassa 100% pois foi permitida a escolha de mais de uma opção por parte de cada empresa.
Para o próximo ano, 17% das empresas pretendem fazer alguma mudança no plano e entre os principais motivos estão:
- Aumento da percepção de valor/atratividade;
- Maior grau de alinhamento com os acionistas.
Novos temas incluídos na pesquisa ILP
Mudanças nas relações de trabalho formalizaram conceitos como Work from Anywhere (trabalhe de qualquer lugar) e Nômades Digitais. Na quarta edição da pesquisa, incluímos um novo tema na análise: qual é a forma de concessão de ILP para executivos que moram em outros países. Das 93 organizações participantes do estudo:
- Apenas 8% possuem executivos residentes no exterior participando do plano de ILP da empresa no Brasil.
- Em 62% dos casos, é utilizada a modalidade “phantom” para que sejam evitadas complexidades legais relativas a regras específicas de outros países.
Nossa equipe se aprofundou na análise de como as empresas de capital fechado adotam planos baseados em ações em suas estratégias de remuneração.
- 33% utilizam bônus de longo prazo.
- 41% oferecem o plano baseado e liquidado em ações, ou seja, os participantes podem se tornar acionistas da companhia em algum momento.
- 26% usam a remuneração baseada em ações (isto é, atrelada ao preço da ação) mas com pagamento feito em dinheiro.
Faça o download aqui dos resultados da 4ª edição da pesquisa ILP.