Em poucos anos, os “millennials” e os “nativos digitais” ocuparão a maior parte do mercado de trabalho. No entanto, muitas organizações ainda têm dúvidas sobre o que motiva esses jovens a não desistirem de uma oferta ou do trabalho atual. Veja por que contratar e reter jovens deve ser uma das prioridades da sua empresa?
Você sabia que os jovens da Geração Y, nascidos desde o início dos anos 80 até meados de 90, já são a maioria da população do país e 50% da força de trabalho? Nos próximos anos, os “millennials” devem ocupar 70% dos postos de trabalho.
A geração Z, nascida entre 1997 e 2012, também vem ocupando um espaço cada vez maior. Até 2025, devem representar 25% da força de trabalho. Os “nativos digitais” já estão saindo da faculdade e sendo disputados por muitas empresas.
Será que a sua empresa está preparada para atrair e reter esses jovens profissionais?
Com características bem marcantes, os jovens das duas gerações são mais propensos a deixar as empresas atuais em busca de oportunidades melhores. Por isso, é importante ficar atento ao que eles valorizam em suas jornadas profissionais.
Sabe-se que as duas gerações têm prioridades diferentes em comparação ao grupo anterior (geração X). Enquanto propósito, cultura e reconhecimento impulsionam este grupo, remuneração e incentivos também são importantes. Confira o que os jovens valorizam no trabalho.
Expectativas diferentes e novos comportamentos para contratar e reter jovens
A chegada dos jovens das gerações Y e Z impulsionou a criação de novos modelos de trabalho. É importante que as organizações estejam atentas aos novos conceitos para adaptarem suas estratégias de atração e retenção de talentos.
Nômade digital é a realidade de vários profissionais que podem trabalhar remotamente em qualquer lugar do mundo que tenha acesso à internet.
Work from Anywhere – ou o trabalho de qualquer lugar – é um conceito que veio para ficar. Diferentemente do nômade, que está sempre em mudança, no modelo WFA o profissional escolhe uma cidade para morar, que geralmente é diferente da sede da organização.
Talento Flexível – uma modernização da modalidade de trabalho “freelancer”, que no mercado internacional ganhou essa nomenclatura. Os profissionais e as empresas estão mais abertos a contratar pessoas para trabalhos por tempo determinado, escolhendo os melhores talentos para funções específicas.
Mas novos comportamentos merecem atenção redobrada por parte das empresas.
Quiet quitting – a demissão silenciosa não significa deixar o seu emprego. Refere-se ao comportamento dos funcionários – em especial os mais jovens – de cumprir o escopo mínimo de trabalho. O objetivo seria evitar o burnout ao trabalhar mais horas do que o necessário e fazer mais sem ser remunerado por isso.
Comunicação dos planos de remuneração
Atualmente, temos quatro gerações compartilhando um mercado de trabalho totalmente transformado pela tecnologia e acontecimentos recentes. Qual será a melhor maneira de mostrar como funcionam os programas de remuneração e os benefícios oferecidos pelas organizações?
As empresas podem adotar algumas táticas diferentes. No entanto, não existe uma única maneira certeira e que atenda às preferências de todas as gerações.
Como abordar as gerações mais jovens:
- Use diversas ferramentas de comunicação para contratar e reter jovens. Funcionários mais jovens tendem a preferir vídeos curtos e mensagens enxutas em vez de reuniões e e-mails longos.
- Mostre o que torna o seu pacote de remuneração total melhor do que seus concorrentes. Liste todos os itens e, quando for o caso, apresente seu valor monetário.
- Ensine como fazer a análise competitiva da remuneração considerando os valores fixos, variáveis e demais elementos.