Se você tem um perfil em alguma rede social, já deve ter notado que muitos dos conteúdos que passam pelo seu feed não são conteúdos originais, mas sim posts que outras pessoas estão compartilhando. Isso está de acordo com a lógica das mídias sociais, que, no final das contas, são essencialmente sobre interação entre os usuários. O resultado, no entanto, é as páginas que postam o conteúdo originalmente ganham muita visibilidade com os compartilhamentos. É aí que surge a pergunta: Como criar conteúdo compartilhável para as redes sociais da sua marca?

Essa questão é mais complexa do que parece. Afinal, como prever o que vai agradar aos usuários ou não? Para ajudar você a lidar com esse problema, neste artigo, vamos falar um pouco sobre criação de conteúdo compartilhável, dando algumas dicas para você fazer posts que os seus seguidores queiram compartilhar com os amigos. Continue com a leitura para descobrir quais são elas!

Como criar conteúdo compartilhável para as redes sociais da sua marca
Fonte: freepik.

Saiba como criar conteúdo compartilhável para as redes sociais da sua marca

É claro que não há como prever com exatidão qual será o desempenho de um conteúdo específico com os internautas. No entanto, quando estudamos sobre o marketing de conteúdo, é possível perceber algumas tendências que revelam as preferências de uma grande parte dos usuários.

Como consequência, é possível usar essas preferências como guia para criar conteúdo compartilhável. A seguir, então, vamos dar algumas dicas que podem ajudar a sua empresa nessa tarefa. Confira!

Faça infográficos

Infográficos são muito populares nas mídias sociais, pois eles trabalham com duas coisas que os usuários gostam: Primeiro, o elemento visual; e, segundo, dados numéricos e estatísticas. Por isso, passam informações interessantes com muita rapidez, o que é crucial para obter sucesso na internet.

Sendo assim, vale a pena investir em um bom trabalho de design gráfico e produzir infográficos para postar nas suas redes sociais. De quebra, você ainda constrói autoridade para a sua empresa no processo.

Faça infográficos
Fonte: freepik.

Aposte no conteúdo visual

Inúmeros estudos já comprovaram que, nas redes sociais, o conteúdo visual tem uma performance muito melhor do que o conteúdo escrito. E isso faz sentido de acordo com a lógica desses espaços: Quando você está consumindo muito conteúdo rapidamente, é mais difícil prestar atenção em um texto cru do que em um post que venha acompanhado de uma imagem chamativa.

Por isso, apostar no conteúdo visual é uma ótima ideia. E isso não significa se limitar a imagens: Também é possível criar vídeos ou gifs, por exemplo, que fazem muito sucesso no mundo digital e são altamente compartilháveis.

Use frases motivacionais

Pode parecer brega, mas é verdade: Os usuários das redes sociais gostam de frases motivacionais ou inspiradoras. Isso funciona ainda melhor se as frases forem representativas de alguma causa ou princípio que seja muito importante para a sua marca, pois assim você pode aproveitar e fazer com que os usuários que vejam aquele post conheçam a sua empresa um pouco melhor. Não tenha medo de mostrar o que a sua marca representa, pois os consumidores apreciam esse tipo de consciência.

Use frases motivacionais
Fonte: freepik.

Contrate uma agência especializada para produzir o conteúdo das suas mídias sociais

É difícil saber como criar conteúdo compartilhável para as redes sociais da sua marca se você não é um especialista em marketing digital. Por isso, a melhor opção é contratar uma agência voltada para essa área, como, por exemplo, a Agência IMMA. A IMMA tem uma equipe altamente qualificada que está preparada para criar conteúdos excelentes para todas as suas plataformas. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo e entre em contato com a agência para fazer já um orçamento para a sua empresa!